Trabalho 8: Comer-comer


Sobre o material

Este jogo envolve uma operação com frações mais mecânica, enquanto auxilia na construção do conceito de "quantidade" e "tamanho" envolvido em frações de um inteiro.

A motivação dele envolve um grupo de magos criando pratos de comida com magia e precisando criar o máximo de comida que cabe num prato, mas não mais e solicita que o aluno produza as maiores frações possíveis menores que um inteiro (1) a partir de somas e subtrações.

Sua tela inicial mostra 4 espaços:

  • O primeiro espaço de jogo, contendo 4 cartas escolhidas aleatoriamente para cada jogador em cada rodada;
  • O segundo espaço de jogo, contendo 4 espaços nos quais as cartas devem ser colocadas, simbolizando frações e um sinal indicando adição, que pode ser alterado em subtração com um clique;
  • O espaço do "ranking", para incentivar todos a jogarem mais e mais até alcançarem o topo (1 inteiro);
  • O espaço do chat (logo abaixo), para que possam trocar ideias entre si de como chegar nos seus objetivos.

Nossa ideia impressa no jogo é a de estimular o raciocínio colocando problemas sem uma solução única e cuja melhor solução nem sempre está clara. Ao colocar o chat, induzimos os jogadores a trocarem ideias entre si, construindo sua visão sobre as frações numa interação com as mesmas e com os colegas.

O ranking é interessante não para competição entre si, mas para instigá-los a uma visão de que sempre se pode melhorar e que sempre se pode chegar ao topo (já que as questões não acabam, eles podem apenas tentar e tentar até conseguirem).

Últimas Pontuações

- wkad, no The Power of One- wkad, no Comer-comer- wkad, no Monochrome Factor!- Madoka, no Monochrome Factor!- deckykun, no The Power of One- deckykun, no Monochrome Factor!- , no Monochrome Factor!- Hime-chan, no Matrix Bairro

Autores


Profª Hime ♥

Prof. Kad

Como deseja acessar o site?