Trabalho 6: Heróis, ajudem as famílias do Egito!


Sobre o material

Este trabalho se constitui de uma atividade concreta (com a utilização de materiais paupáveis para o desenvolvimento da compreensão de um conteúdo matemático) que se utiliza de uma história em quadrinhos para sua motivação.

Na aplicação, propomos que a história abaixo seja lida, com a devida atenção às características históricas da mesma.




Neste ponto, inicia-se a procura por uma solução para o problema do escriba. Entregamos ao aluno um retângulo de E.V.A. decorado com um tema do rio Nilo e um barbante, solicitando que ele encontre uma forma, sua própria forma, de indicar qual o último pedaço.

Obs.: Nesta primeira atividade, escolhemos uma fração simples como 1/2 ou 1/3, para facilitar o trabalho.

Neste caso, escolhemos 1/3 para evitar que os alunos se prendessem à ideia de "metade" em detrimento das outras frações.

Logo após a primeira atividade, damos continuidade à história, com mais uma página:


Nesta atividade, a ideia é utilizar a outra parte do cartão (de forma que as duas juntas somem 1 barbante inteiro). Permitindo que os alunos percebam, primeiro, que algumas frações não podem ser representadas por 1/d (sendo "d" uma representação para denominador). Neste ponto, podem ser abordadas as "frações egípcias" ou "unitárias", permitindo que conheçam outras formas de representação fracionária.

Além disso, a soma das duas frações (no caso 1/3 e 2/3) soma um inteiro, e a problemática dos motivos para isso pode ser levantada, levando-o a pensar se isto sempre acontecerá já que juntamos 3 partes de 1/3. (Supondo que ele compreendeu que a segunda parte mede 2/3 do barbante por ser a união de 1/3 mais 1/3).

Últimas Pontuações

- wkad, no The Power of One- wkad, no Comer-comer- wkad, no Monochrome Factor!- Madoka, no Monochrome Factor!- deckykun, no The Power of One- deckykun, no Monochrome Factor!- , no Monochrome Factor!- Hime-chan, no Matrix Bairro

Autores


Profª Hime ♥

Prof. Kad

Como deseja acessar o site?